Escrito por: SUTRAF-AU

SUTRAF-AU empossa nova direção durante VIII Congresso Regional

Mais de 300 pessoas participaram do encontro, que reafirmou a luta pela agricultura familiar, aprovou 52 resoluções e reelegeu Alcemir Bagnara como coordenador geral.

Diogo Zanatta/SUTRAF-AU

Na última quinta-feira (10), o Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Alto Uruguai (SUTRAF-AU) realizou o seu VIII Congresso Regional, ocasião marcada também pela cerimônia de posse da nova diretoria que conduzirá a entidade no triênio 2025-2028.

O Congresso, que ocorre a cada três anos, representa um importante momento de reflexão, planejamento e renovação das lideranças que atuam em defesa da agricultura familiar. Com a presença de mais de 300 participantes, entre agricultores e agricultoras, lideranças sindicais, representantes de cooperativas de crédito, produção e energia, instituições de ensino e associações, o evento reafirmou o compromisso do sindicato com a organização e fortalecimento da categoria.

Durante a cerimônia de posse, o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, participou da entrega dos certificados aos dirigentes eleitos. A nova diretoria foi escolhida em eleições realizadas em maio de 2025, em um pleito que contou com uma única chapa, composta por 227 integrantes, aprovada com expressivos 99,13% dos votos válidos.

Reeleito como coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Antônio Bagnara destacou a relevância da união das lideranças para enfrentar os desafios e fortalecer o setor:

“Tivemos mais de 300 pessoas — agricultores familiares, dirigentes, lideranças de várias entidades, cooperativas de crédito, produção, energia, instituições de ensino, associações. Esse grupo trouxe um conjunto de desafios que temos em nível nacional e internacional. Por isso, é fundamental estarmos unidos e comprometidos com a construção de alternativas para fortalecer a agricultura familiar.”

O VIII Congresso do SUTRAF-AU apresentou 52 resoluções aprovadas coletivamente, organizadas em três eixos principais:

  1. A transição para um novo modelo produtivo;
  2. A agricultura familiar como modo de vida;
  3. E o fortalecimento da organização sindical da agricultura familiar

Essas diretrizes servirão de base para o plano de lutas e planejamento do sindicato nos próximos anos, com foco na defesa dos direitos já conquistados, além da ampliação e qualificação das políticas públicas voltadas para o meio rural.

Nova Coordenação Executiva do SUTRAF-AU (2025-2028)

Conselho Fiscal

Coordenadores Municipais