MENU

Trabalhadores da saúde fazem paralisação por valorização salarial em Passo Fundo

Publicado: 04 Junho, 2025 - 17h14 | Última modificação: 06 Junho, 2025 - 14h58

Escrito por: Jéssica França/SindiSaúde | Editado por: CUT-RS

Jéssica França/SindiSaúde
notice

O SindiSaúde de Passo Fundo e Região realizou, nesta quarta-feira (4 de junho), uma paralisação com os trabalhadores da saúde em defesa da valorização salarial. O movimento, organizado em etapas, teve início logo pela manhã, durante a troca de turno, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) — tanto na Matriz quanto na Filial. Na Matriz, os trabalhadores se concentraram em frente ao Bloco Cirúrgico, realizando paralisações também no início da tarde e deve se repetir a noite.

Jéssica França/SindiSaúdeJéssica França/SindiSaúde

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) também aderiu à mobilização, com paralisação registrada na tarde de quarta-feira. O objetivo dos trabalhadores é claro: garantir valorização salarial e uma contraproposta que atenda às necessidades da categoria.

Segundo as diretoras do SindiSaúde, há quase três anos os técnicos de enfermagem estão sem qualquer reajuste salarial. Além disso, os profissionais relatam sobrecarga de trabalho, equipes reduzidas e uma crescente demanda de atendimentos — fatores que vêm comprometendo a saúde física e mental da categoria, que segue adoecendo sem qualquer reconhecimento financeiro.

Jéssica França/SindiSaúdeJéssica França/SindiSaúde

De acordo com o Comando de Greve, até o momento, não houve nenhuma contraproposta por parte do sindicato patronal (SINDIBERF) desde o início do movimento. Diante disso, a mobilização continuará, com novas paralisações previstas para os próximos dias.

Jéssica França/SindiSaúdeJéssica França/SindiSaúde

O Comando de Greve também convoca os trabalhadores do HSVP e HCPF para uma caminhada nesta quinta-feira, 5 de junho, pelas ruas de Passo Fundo, a partir das 13h, convidando toda a comunidade a participar e apoiar a luta da categoria por condições dignas de trabalho e valorização.

Proposta da Categoria

Os trabalhadores possuem duas propostas de reivindicação sendo:

  • Reajuste salarial de 8% para todos os funcionários, ou, no mínimo, a reposição do INPC (5,32%) e a implantação de um bônus ou vale-alimentação no valor de R$ 250,00.